24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ortopedista Hélder Pereira publica artigo em jornal internacional de grande impacto

Redação
Sociedade \ sexta-feira, abril 17, 2020
© Direitos reservados
O taipense Hélder Pereira, médico ortopedista e investigador, publicou um artigo num jornal internacional de grande impacto com as indicações mais avançadas do tratamento das lesões dos meniscos, de forma a garantir uma maior longevidade da articulação e da carreira desportiva.

Com o título “Management of traumatic meniscus tears: the 2019 ESSKA meniscus Consensus”, este artigo fornece as orientações das melhores práticas do tratamento destas lesões, com implicações, inclusivamente na responsabilidade dos médicos e seguradoras garantirem que os doentes recebem o tratamento mais adequado à sua lesão específica.

Hélder Pereira destaca que este artigo, que reuniu os maiores especialistas europeus, demonstra que Portugal está num patamar muito evoluído a nível mundial nesta área.

“O estudo contínuo e o desenvolvimento técnico e atualização permanente são essenciais para manter e melhorar o tratamento dos doentes. É muito importante acelerar a retoma da atividade desportiva e garantir a longevidade da carreira e da articulação. É necessário garantir tratamento de qualidade e difundir as novas técnicas para que os melhores tratamentos cheguem a todos. As lesões de menisco não são todas iguais e os tratamentos dependem da especificidade de cada caso, seja em atletas ou não. Apesar de estas lesões estarem muito relacionadas com os atletas de alto nível, são igualmente muito frequentes na população em geral com grande impacto socioeconómico. É possível fazer investigação clínica em traumatologia desportiva em Portugal ao mais alto nível e é preciso motivar os mais jovens”, refere.

Doutorando da Universidade do Minho, membro da Direção da Sociedade Europeia de Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva, o ortopedista Hélder Pereira já recebeu várias distinções nesta área.

A propósito da aplicação desta nova técnica, Hélder Pereira relembra o caso recente da "nossa "Lenda” Fernando Meira, que depois de uma cirurgia adequada à situação e cumprindo as normas de reabilitação com equipa multidisciplinar conseguiu voltar à competição, e representar Portugal no Torneio Football Legends, em Moscovo, no passado mês de Fevereiro, duas semanas e meia depois de operado”.