04 dezembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Orgulho vimaranense, e português”: já se pode visitar a Torre da Alfândega

Redação
Cultura \ segunda-feira, agosto 05, 2024
© Direitos reservados
De novo iluminada, a Torre da Alfândega ergue-se ainda mais no centro de Guimarães ao ter uma nova vida. Já se pode entrar, subir ao topo e ver as perspetivas da cidade: Aqui Nasceu Portugal.

Através da rua do Anjo, também ela com uma nova cara, agora é possível aceder ao interior da Torre da Alfândega. A icónica torre com a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”, torna-se em mais um ex-líbris da Guimarães, podendo ser visitado ao longo de quatro patamares. No topo, vista panorâmica sobre a cidade.

A requalificação deste monumento, que teve um custo de sensivelmente um milhão e meio de euros, estendeu-se no tempo, teve contratempos, mas ganhou uma “nova dignidade”, vincou a arquiteta responsável pelo projeto, Margarida Morais.

Num processo evolutivo, em que inclusive teve de se lançar por duas vezes a obra a concurso, foi possível descobrir um novo “pano da muralha”, nas traseiras da fachada principal. Os conteúdos museológicos estão ainda a ser concebidos para que este espaço funcione na sua plenitude.

Para já, é possível chegar ao cimo da torre – também de elevador – numa obra que Domingos Bragança considera “um orgulho para os vimaranenses e para os portugueses”. Na ótica do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, estamos perante uma “reabilitação muito bem feita”.

“Os conteúdos museológicos estão a ser trabalhados e brevemente farão parte deste percurso, no interior, percebendo-se a importância da muralha de Guimarães que completou cinco séculos de história, que agora preservamos como já tínhamos preservado a muralha da avenida Alberto Sampaio”, disse.

Presente na inauguração, António Cunha (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Norte) destacou “a recuperação patrimonial exemplar, uma utilização de fundos europeus exemplar, tal como Guimarães nos habituou”.

A Torre da Alfândega, que a exemplo do que acontece com outros monumentos vimaranenses de grande valia história, patrimonial e cultural, ganha novo impacto turístico ao poder agora ser visitada. Esta segunda-feira, enquanto decorrem as Gualterianas, pode ser visitada das 10 horas às 24 horas, sendo que a partir desta terça-feira, pode ser visitada entre as 10 horas e as 18 horas.

Artigos relacionados