“Orgulho e realização”: Alexandre Mendes campeão da Taça da Europa
O CART – Centro de Atividades Recreativas Taipense tem nas suas fileiras mais um título europeu, depois de ter visto Alexandre Mendes sagrar-se Campeão da Taça de Europa de patinagem livre no escalão de juvenis na prova que decorreu no dia 07 de outubro em Zurique. O jovem de 16 naos, que conta já com um currículo invejável com vários títulos nacionais e internacionais, consegue mais um feito na sua carreira e olha para esta conquista com “uma sensação de imenso orgulho e realização”.
Admitindo que partiu para a Suíça “com o objetivo de conquistar a Taça da Europa”, mas ao mesmo tempo “sempre com os pés no chão e uma abordagem realista”, o atleta que representa as cores do CART há dois anos acredita que o resultado alcançado “é o reconhecimento do esforço e dedicação, meu mas também de todos os que trabalham comigo, desde os treinos de patins até à preparação física, mental e técnica”, realça.
A Taça da Europa decorreu em Zurique, na Suíça, contando com atletas em competição nas especialidades de Dança, Patinagem Livre, Pares de Dança e Pares Artísticos. Alexandre Mendes foi um dos 85 atletas portugueses que representam o nosso país, oriundos de 29 clubes, segundo informou Federação Portuguesa de Patinagem.
“Acreditei em mim desde o primeiro dia”, reconhece Alexandre Mendes, cofiando no seu valor, mas sempre tendo em atenção o “nível elevado” da competição e a exigência de uma prova desta natureza. “Sabíamos do nível competitivo elevado dos adversários e do trabalho necessário para alcançar o topo. No entanto, acreditei em mim desde o primeiro dia. Sabia que, se aplicasse tudo o que treinei e mantivesse a confiança e a concentração, o título seria possível”, dá conta em declarações ao Reflexo, lembrando que as “as provas foram intensas e cheias de emoção”. É uma sensação incrível ver que consegui apresentar tudo o que trabalhei e ser reconhecido por isso”, sublinha.
Orientado pelos técnicos Cristina Claro e Diogo Silva, o atleta não tem dúvidas que “este título eleva a fasquia e traz uma motivação extra para os próximos desafios”. “A Taça da Europa é um marco importante”, reconhece, até pela capacidade de mostrar que “há sempre espaço para evoluir e superar novos limites”. É nesta senda, que o praticante de patinagem olha para o futuro, colocando desde já o foco nos próximos desafios. “O foco está na próxima prova que será a Taça de Portugal já no início de dezembro”, aponta o jovem que frequenta o 11.º ano de escolaridade.
Ainda juvenil, olhando para a sua carreira, Alexandre Mendes espera trabalhar para “poder competir com os melhores do mundo” da modalidade, traçando como meta a participação em competições de nível elevado. “As próximas metas passam por continuar a treinar para participar em competições de nível internacional elevado, como os Campeonatos Europeus e Campeonato do Mundo. A ambição é sempre evoluir e alcançar patamares onde possamos competir com os melhores do mundo, elevando o nível técnico e artístico a cada etapa”, refere o atleta que pratica patinagem desde os cinco anos de idade.
[ndr: artigo originalmente publicado na edição de novembro do Jornal Reflexo]