23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Obra de insonorização do pavilhão do Pinheiral executada nas férias letivas

Bruno José Ferreira
Cultura \ quinta-feira, janeiro 13, 2022
© Direitos reservados
Autarquia disponibilizou a verba referente ao Orçamento Participativo de 2018 e a Associação de Pais e Amigos da Escola do Pinheiral aproveitou para “lavar a cara” ao espaço.

O período de férias letivas antes do 2.º período, este ano mais prolongado devido à contenção da pandemia, serviu de mote para que se realizasse a obra de insonorização do pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica do Pinheiral, uma intervenção há muito ambicionada pela comunidade escolar.

A insonorização do pavilhão foi uma das propostas Orçamento Participativo Escolar em 2018, tendo sido um dos projetos escolhidos. Na altura, a Associação de Pais e Amigos do Pinheiral apresentou uma necessidade de investimento de 22 mil euros, explicando no documento ser “insustentável a realização de aulas desportivas”.

A verba do município foi libertada e proporcionou então a realização da obra, que foi complementada pela Associação de Pais e Amigos do Pinheiral, conforme dá conta Filipe Silva, presidente daquela Associação, ao Reflexo.

“A verba do orçamento participativo foi disponibilizada pela Câmara Municipal de Guimarães, e realizámos a obra no final no 1.º período letivo. Acordámos com a Câmara que ao avançar com essa obra, nós, Associação de Pais, iriamos dar um refresh na pintura do pavilhão, porque estava com marcas. Demos uma lavadela de cara ao pavilhão”, refere Filipe Silva.

Com esta intervenção, complementada pela Associação de Pais, a Escola do Pinheiral, nomeadamente o pavilhão gimnodesportivo, passa agora a ter condições mais favoráveis, não só para a prática desportiva, mas também para a realização de outros eventos, nomeadamente musicais.