Núcleo de Guimarães do CNE assinala 100 anos este sábado
O centenário do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai assinalar o 100.º aniversário neste sábado, num local diferente do que constava do programa inicial, face às previsões meteorológicas de chuva. O programa marcado para o centro da cidade vai‐se realizar no Multiusos de Guimarães, com a expetativa de se reunirem dois mil escutas do território correspondente ao Arciprestado de Guimarães e Vizela, que conta com 53 agrupamentos do CNE.
O programa inicial previa um acolhimento no Largo da Oliveira, às 14h30, um desfile até ao Toural, às 15h00, uma eucaristia ao ar livre, às 16h00, acompanhada das promessas de 400 elementos – no fundo, o compromisso que formaliza a entrada de uma pessoa no CNE –, e a atuação de Guilherme Peixoto, padre DJ, às 18h15.
Fundado em 18 de maio de 1924, praticamente um ano depois da fundação do CNE, na vizinha cidade de Braga, o Núcleo de Guimarães comemora os 100 anos no sábado, numa altura em que é o maior núcleo do país, com cerca de três mil escutas.