20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Nova sala de convívio será instalada no edifício de apoio da feira semanal

Paulo Dumas
Freguesias \ quarta-feira, janeiro 24, 2018
© Direitos reservados
Um local onde a população mais idosa possa passar os seus tempos livres, beneficiando de uma programação sócio-cultural regular foi uma das propostas que a Junta de Freguesia de Caldelas levou à discussão, na primeira reunião descentralizada do mandato.

A Junta de Freguesia de Caldelas irá requalificar o edifício de apoio à feira semanal, para aí instalar uma sala de convívio para a população mais idosa. A proposta foi apresentada na reunião extraordinária do executivo, que decorreu de forma descentralizada, pela primeira vez, nas instalações do Centro Social das Taipas, na terça-feira, 23 de janeiro.

A proposta enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Social e pretende dar resposta ao isolamento de uma parte da população mais idosa. Este apoio, que a junta pretende passar a promover, será um complemento às respostas que as instituições de apoio social vêm prestando.

O Centro de Convívio Sénior deverá promover a ocupação dos tempo livres da população mais idosa, promovendo uma forma de envelhecimento ativo. A ideia de autarquia é que o novo equipamento também facilite o contacto com gerações mais novas. Um espaço de proximidade que terá um programa de animação próprio e que prestará algum apoio na área da saúde, com a realização de rastreios.

No entender de Luís Soares, presidente do executivo, o edifício tem estado desaproveitado e a inutilização tem levado à sua degradação. Será necessária uma intervenção ao nível de todo o edifício, inclusive as casa de banho, que são os únicos WC's públicos a funcionar na vila.

Ainda de acordo com a proposta, trata-se de um local "central e com grande afluência", principalmente à segunda-feira. Além da sala de convívio o edifício passará a estar preparado com um espaço de atendimento aos feirantes - "mais fácil uma funcionária da junta vir à feira às segundas-feiras, do que 200 feirantes terem que ir à Junta de Freguesia", sustentou o autarca.

Parte da obra será executada com recurso aos meios próprios da Junta de Freguesia, havendo algumas intervenções de pormenor que deverão ser entregues a empresas especializadas. A verba inscrita no orçamento apresentado pela Junta de Freguesia, para esta intervenção, apontava um valor de 6 mil euros, mas Luís Soares acredita que, com a internalização de parte da intervenção, aquele valor será reduzido.

Esta foi uma das propostas votadas na primeira reunião do executivo de Caldelas, que esteve aberta ao público a título excecional. O encontro decorreu nas instalações do Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa e a agenda foi marcada essencialmente por questões sociais.

Na ocasião foi apresentado o regulamento e o calendário provisório dos passeios sociais e foi apresentada a proposta para a criação de um Banco de Bens de Primeira Necessidade. Na mesma reunião foi feito o lançamento no novo website oficial da Junta de Freguesia de Caldelas, que passou a estar acessível através do endereço www.caldasdastaipas.com.