20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Noc Noc! A cultura entra por Guimarães adentro

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, outubro 05, 2017
© Direitos reservados
Há sete anos que a Associação Ó da Casa! organiza o Festival de Arte “Guimarães Noc Noc”. Em 2017, o “Noc Noc” traz de volta à cidade um fim-de-semana repleto das mais diversas disciplinas artísticas.

É já no próximo fim de semana que o Guimarães noc noc volta a ocupar as casas da cidade. As datas oficiais do festival são 07 e 08 de outubro, mas no dia 06 a organização já convida a um warm up numa festa de receção aos artistas participantes, com seleção musical a cargo de Nuno Bettencourt Torres e convidados. A mostra alternativa de arte em espaços não institucionais incluem performances, música, multimédia, artesanato, teatro e artes plásticas percorrem todo o centro da cidade, pelas diversas casas, ateliers, ruas e espaços associativos e comerciais que fazem deste evento um efémero mas intenso roteiro artístico de dois dias.

Espera-se a repetição do sucesso do ano passado, com cerca de 400 artistas locais, nacionais e estrangeiros que apresentam mais de 180 projetos, distribuídos por cerca de 70 espaços, existe também um grande envolvimento da comunidade local e associações de Guimarães, o que o transforma num evento partilhado que é construído e visitado por um grande número de pessoas. Deve-se repetir ainda a parceria com a CP: há trajetos para fazer que levam a Guimarães com arte e música, numa exposição e concerto dentro do comboio, para marcar o início deste festival, que afinal, faz-se a percorrer.

Ainda antes da 7.ª edição do Guimarães noc noc, a Associação Ó da Casa, responsável pelo evento, quer “juntar todos para trocar ideias sobre o que é isso do fenómeno artístico e da cultura”. “Convidámos, para animar uma conversa que se pretende o mais informal e participada por todos, cinco amigos que, em diversas áreas, se dedicam a criar, a fazer e a pensar arte. Acontece esta quarta-feira, dia 04, pelas 21h45, no Convívio”, lê-se na página do Facebook do evento. Há novos desafios, nomeadamente de culinária. Por isso, no dia 07 de outubro será possível ser “Chef por um dia n'a Cozinha”, ao lado do Chef António Loureiro. A atividade consiste na preparação e confeção do serviço de jantar, a partir de pratos criativos e inovadores d’a Cozinha.