Nelson Felgueiras cumpre primeira reunião de Câmara após funções suspensas
O executivo da Câmara Municipal de Guimarães reuniu-se nesta quinta-feira, e Nelson Felgueiras voltou a sentar-se como vereador do desporto, da juventude, da Polícia Municipal, da fiscalização, das contraordenações e das execuções fiscais, ocupando o lugar número cinco entre os sete elementos que compõem a maioria PS.
Foi a primeira vez que tal aconteceu desde 21 de junho, dia em que as suas funções passaram para a alçada do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. A designada avocação de competências, publicadas em despacho, deveu-se à auditoria interna para apurar a legalidade do processo de atribuição dos subsídios municipais aos clubes desportivos entre as temporadas 2020/21 e 2022/23.
O procedimento foi desencadeado por uma notícia do Jornal de Notícias, a dar conta de uma mensagem num grupo de WhatsApp em que Ivo Cardoso, treinador da KTF Team, equipa de desportos de combate, publicou fichas de inscrição de militante do PS e solicitou aos seus membros a retribuição da ajuda concedida pelo vereador do desporto.
Em reunião de câmara Nelson Felgueiras fez uma longa exposição na qual deu o seu parecer sobre o processo, explicando diversos subsídios, sustentando a “total inexistência de qualquer tipo de vantagem” à KTF Team.
Os resultados da auditoria foram conhecidos a 28 de setembro, tendo sido discutida em reunião de câmara, sendo que Nelson Felgueiras falou em “satisfação”. “Demonstro a minha satisfação por ver este relatório, da auditoria, dar resposta a duas questões essenciais no que diz respeito à minha conduta enquanto vereador. Nomeadamente dá uma firme e clara resposta à correção do ponto de vista da aplicação do regulamento municipal de apoio às associações desportivas da minha parte, algo que não me surpreende; e também não traz qualquer tipo de evidência de qualquer tipo de favorecimento”, referiu o vereador aos jornalistas.
Sem qualquer intervenção na reunião desta quinta-feira, Nelson Felgueiras retomou, há uma semana precisamente, no dia 02, as competências que lhe foram atribuídas no início do mandato autárquico, em 2021. Entre 21 de junho e 02 de novembro, Nelson Felgueiras ocupou o sétimo e último lugar entre a vereação socialista, sem possibilidades de intervir, face à ausência de competências.