19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

NAT apresenta publicamente a 14.ª edição da corrida das Taipas

Alfredo Oliveira
Desporto \ sábado, maio 11, 2019
© Direitos reservados
O Núcleo de Atletismo de Caldas das Taipas juntou Dulce Félix, madrinha da prova, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia e Ricardo Costa, vereador do desporto da Câmara de Guimarães para apresentar as novidades da edição de 2019

Coube a Pedro Regueiras, da direção do NAT, dar conta dessas novidades. Este ano a prova dos 10 km terá o seu início e fim no parque de lazer da vila termal.
Ao nível de prémios, a organização reforçou o seu valor global que ronda os 3 mil euros. Outra das novidades é que será entregue uma medalha a todos os atletas que terminarem o percurso, bem como será distribuída uma camisola técnica. O valor da inscrição é de 5 euros. Como referiu Pedro Regueiras, “o NAT continua a privilegiar o desporto para todos, onde os prémios são iguais para os atletas masculinos e femininos”.
Foi ainda salientado o facto de esta 14.ª edição da Corrida de Atletismo de Caldas das Taipas evidenciar a sua sustentabilidade e o seu crescimento em termos de inscrição. A organização prevê que se ultrapasse os 600 inscritos tanto para os 10 km de corrida como para a caminhada solidária.
Dulce Félix, madrinha da prova, agradeceu o convite feito pelo NAT para estar presente e manifestou o seu orgulho por “fazer parte desta festa do atletismo em Caldas das Taipas”. Deixou ainda no ar a possibilidade de participar efetivamente na corrida, mas caso não o faça estará presente para dar o seu contributo com outro tipo de colaboração.

Por sua vez, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a “persistência do NAT em manter esta prova ao longo destes 14 anos”. Luís Soares referiu que o apoio da Junta de Freguesia à organização, sendo o possível, nunca é no montante suficiente, tendo em conta o que as associações fazem pelos taipenses e pela vila de Caldas das Taipas: “Este é mais um exemplo, pois não é pelos apoios da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal de Guimarães que esta prova se mantém, mas sim, pelo trabalho da direção do NAT e dos seus associados”.
A apresentação pública terminou com uma declaração do vereador responsável pelo desporto do executivo vimaranense. Ricardo Costa começou por destacar o contributo de Dulce Félix na divulgação do atletismo pelo concelho de Guimarães: “A Dulce Félix, para além de excelente profissional é um excelente ser humano, dá muito de si antes de pensar em si, por isso é de uma forma natural que está sempre presente pelo concelho de Guimarães e, naturalmente, nas Taipas a apadrinhar a 14.ª edição destes 10km”.

Ricardo Costa deu conta da existência de 108 clubes/associações desportivas existentes no concelho de Guimarães e o seu papel na formação de jovens atletas. No caso, do clube anfitrião, destacou o percurso de Marcelo Pereira, atleta do NAT que também tem sido apoiado com uma bolsa desportiva por parte da Câmara, “que tem levado bem longe o nome das Taipas e de Guimarães”.
Deu ainda a conhecer a existência de alguns projetos “que estão a nascer no concelho” e ligados à ecovia e aos parques de lazer, que vão “dar pontos” a quem pratica uma atividade física nesses espaços que depois poderão ser descontados na economia local: “Temos de tirar os jovens de casa e dos seus telemóveis para que passem a praticar alguma atividade física”.
O vereador finalizou a sua intervenção afirmando que “a corrida das Taipas já não é só da vila, sendo um símbolo do concelho, já é mesmo da região norte”.