25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Música, debate, um mural para pintar: um guia para celebrar abril em maio

Pedro C. Esteves
Sociedade \ terça-feira, abril 20, 2021
© Direitos reservados
O Núcleo de Estudos 25 de abril apresentou o programa para as celebrações deste ano. Em maio e junho, o espírito de abril chega às escolas com música, conversas e espetáculos.

O Núcleo de Estudos 25 de Abril ( NE25A) anunciou o programa para comemoração do 25 de abril (em maio). É que a pandemia "atirou" o regresso dos alunos à escola para o início deste mês e, como tal, a organização entende que "um projeto das escolas, desenvolvido nas, para e com as escolas" só pode ser posto em prática no mês vindouro. As atividades começam dia 15, com o espetáculo "Livre com um Livro" - participam bibliotecas de oito agrupamentos escolares do concelho -, na Plataforma das Artes e Criatividade, e estende-se até início de junho, altura em que um "Mural da Liberdade" vai ser pintado perto das piscinas "Taipas Termal".

Pelo meio, destaque para o lançamento do livro, ainda em data a divulgar, intitulado “Não deitamos a toalha ao chão”, que conta "com artigos de vários autores que refletiram sobre a liberdade e a democracia no contexto atual".

As atividades abarcam as escolas de todo o concelho e no dia 22 de maio haverá música no Polidesportivo das Taipas, com vários grupos convidados a cantarem "Canções da Revolução". No mesmo dia, destaque para a iniciativa "Conversas de abril" com o Coronel Sousa e Castro.

O pavilhão da Escola Secundária de Caldas das Taipas vai ser palco de um debate "no feminino". Já em junho, a partir das 09h30, a deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, a professora Ana Benavente e a historiadora Raquel Varela.