Município promove separação de resíduos com potencial de valorização
O Município de Guimarães vai colocar, em vários locais do Concelho, 15 EcoPontas, 15 WCão Urban e cinco PapaChicletes, no sentido de promover a separação destes resíduos para mais tarde os transformar e valorizar.
Os três projetos foram desenvolvidos pelo Laboratório da Paisagem, com a colaboração do Centro para Valorização de resíduos (CVR), enquanto equipamentos que visam contribuir para alterações comportamentais, através de estruturas com um design e mensagens apelativos.
Com um cariz I&D (Investigação e Desenvolvimento), a intenção está em incentivar à valorização dos resíduos e demonstrar como, através destas ações, se reforça a economia circular. Por exemplo, com a recolha de 350 beatas é possível construir um tijolo.
Guimarães foi pioneira na concretização de projetos como o EcoPontas e o PapaChicletes, que já se espalharam pelo país. Entretanto, desenvolveu o WCão que nasceu no âmbito do Projeto de Resíduos e Higiene Urbana.
Estes novos elementos têm, ainda, uma preocupação com a sustentabilidade ambiental. A estrutura maior, desenhada para zonas verdes, incorpora o conceito de coberturas verdes, promovendo a biodiversidade e o aproveitamento da água das chuvas.