29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Município leva livros e comida a crianças de famílias carenciadas

Redação
Sociedade \ quarta-feira, março 03, 2021
© Direitos reservados
Neste momento são mais de três centenas de refeições entregues a crianças e jovens até aos 18 anos, informa o município.

O Município de Guimarães anunciou que vai reforçar respostas aos problemas sociais a cada dia que passa, principalmente neste período de pandemia. Esta quarta-feira, 03 de março, teve início a campanha de distribuição de livros pelas crianças de famílias carenciadas, juntamente com as refeições distribuídas em serviço de takeway, que se desenrola desde o início do ensino à distância.

"A oferta dos livros resulta de uma iniciativa do Lions Clube de Guimarães, no âmbito de uma campanha que teve “'uma forte participação'” dos cidadãos e livrarias, contando com as parcerias da Câmara Municipal e Biblioteca Municipal Raul Brandão", adianta a autarquia em comunicado.

“Um dos objetivos é a promoção da língua portuguesa e incentivar a leitura na população estudantil, principalmente no seio de famílias vulneráveis. A comunidade aderiu com forte envolvimento, quer as pessoas e instituições do setor como as empresas livreiras e livrarias que ofereceram material de qualidade para chegar às crianças e jovens”, diz César Teixeira, presidente do Lions.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, salienta que este processo culminará a 5 de maio, aquando se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. “Fomentar a leitura e garantir a equidade de acesso é uma forma de não deixar ninguém para trás, principalmente quando se tratam de crianças. A promoção da leitura é essencial neste tempo de pandemia quando temos as crianças mais presas aos ecrãs por força do ensino à distância. O convite ao livro é uma forma de aliviar o excesso de ecrãs”, refere.

Adelina Pinto realça ainda que o número de entrega de refeições está a aumentar, na medida em que são cada vez mais as famílias sinalizadas. Neste momento são mais de três centenas de refeições entregues a crianças e jovens até aos 18 anos.