23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Município de Guimarães atribui subsídio de 15 mil euros ao projeto “Este lugar não é para velhos”

Redação
Sociedade \ quinta-feira, janeiro 21, 2021
© Direitos reservados
O projeto tem-se revelado um recurso importante no acompanhamento de proximidade aos idosos, com particular relevância no contexto epidemiológico.

A Câmara Municipal de Guimarães prepara-se para deliberar, na próxima segunda-feira, 25 janeiro, em reunião da vereação, a atribuição de um subsídio no valor de 15 mil euros ao projeto “Este lugar não é para velhos”, da Junta de Freguesia de Caldelas.

Devido à pandemia a iniciativa, que visa a promoção do envelhecimento saudável por via da prática de um conjunto de atividades promotoras do físico, cognitivo e emocional, precisou de ajustar os seus objetivos de intervenção de modo a corresponder às necessidades da sua população-alvo e passou a operacionalizar acompanhamento individualizado e apoios na realização de atividades da vida diária, tendo nesse sentido realizado 400 visitas domiciliárias.

O projeto “Este lugar não é para velhos” assume-se, portanto, como um recurso importante no acompanhamento de proximidade aos idosos, com particular relevância no contexto atual de pandemia, na medida em que permite o acompanhamento social individualizado de casos de acentuada vulnerabilidade social. Tendo isso em conta, o Município de Guimarães submete para aprovação da Câmara Municipal e, posteriormente, da Assembleia Municipal, a proposta de continuidade deste projeto, através da transferência do subsídio, correspondente ao período de 13 de março de 2021 a 12 de março de 2022.