26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Município cria projeto de recolha e valorização e máscaras

Redação
Sociedade \ quarta-feira, novembro 18, 2020
© Direitos reservados
Guimarães lança na próxima semana, 21 a 29 de setembro, um novo projeto no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, projeto este que prevê uma forte campanha de sensibilização, recolha e valorização de máscaras.

“Recolher e valorizar” é o mote deste projeto multidisciplinar que envolve a empresa TO-BE-GREEN e o CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, sendo a principal missão criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis a partir das máscaras recolhidas

“Reconhecendo-se que as máscaras comunitárias e descartáveis representam hoje um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, nomeadamente marinhos, uma sinergia criada entre Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, VITRUS e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, possibilitará o lançamento de uma campanha de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães.

Foi desenvolvido um contentor personalizado para o processo de recolha, que será realizado nas sedes dos Agrupamentos Escolares, inserido no programa Ambiental PEGADAS. Trata-se de um projeto que integra o plano estratégico para a Economia Circular (G4CE - Guimarães For Circular Economy).

Paralelamente está a ser desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem o projeto Aqualastic, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, “que sensibiliza para a necessidade de moderação do consumo e da importância da redução e valorização de resíduos”.