19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Município contribui com 98.700 euros para novo projeto da CERCIGUI

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 25, 2020
© Direitos reservados
Município assume financiamento de 98.700 euros para promover projeto de inclusão social da CERCIGUI. Um projeto que permitirá facilitar o acesso, não só de pessoas com deficiência intelectual, mas também de pessoas com duplo diagnóstico, ou com doença mental, ao meio profissional.

A Câmara Municipal de Guimarães assumiu a contribuição de 98.700 euros para a concretização do projeto “I9 com diferença”, desenvolvido pela CERCIGUI (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Com Incapacidades De Guimarães). Trata-se de um projeto que tenciona promover e apelar não só à inclusão social, como profissional de pessoas com deficiência.

A implementação do projeto “I9 com a diferença” passa por, juntamente com empresas da região, garantir um espaço onde a pessoa desenvolva atividades e produza trabalhos conforme as suas capacidades. O projeto permite incluir parte da população que tem dificuldades em entrar no mercado normal de trabalho, pelas limitações que apresenta. Nesse sentido, uma equipa multidisciplinar assegurará um acompanhamento individualizado, sistemático e regular, tendo em conta as especificidades de cada um, assim como um acompanhamento psicossocial, em estreita articulação com outras entidades e respostas locais. Paralelamente será criado um espaço de lazer e relaxamento.

Através de uma candidatura pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, num valor total de 329.000 euros, este Programa Operacional financiará o desenvolvimento e implementação do projeto em Guimarães num montante de 195.755 euros e compete à Câmara Municipal de Guimarães, na qualidade previamente assumida de investidor social, o financiamento de 98.700 euros, repartidos pelos três anos de execução do projeto.