27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Movimento do Pão: em Souto os mais novos aprendem como é feito o pão

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 13, 2023
© Direitos reservados
Iniciativa marcada para a manhã desta quarta-feira vai reproduzir o processo tradicional de fazer Pão e o funcionamento de um moinho.

A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, promove esta quarta-feira uma iniciativa denominada ‘Movimento do Pão’, em parceria com a Escola EB 1 e o Jardim de Infância.

De acordo com os promotores do evento, “a ideia é mostrar aos mais novos e todos os interessados, todo o processo do movimento do pão” nas suas várias fases, ainda com um cunho “artesanal e tradicional”.

Por isso, será mostrado “desde a produção da farinha, o amassar, o cozer, até chegar à nossa mesa”. “Pretende-se igualmente, mostrar o funcionamento de um Moinho e uma atividade bem tradicional da nossa região que era a moagem e os moleiros, que praticamente já não existe”.

O objetivo desta iniciativa é, também contribuir para a importância da preservação do património, o alertar para a importância da água e do meio ambiente. A sessão decorre entre as 10 horas e as 12 horas na Zona Envolvente ao Moinho do Ribeiro, em Souto Santa Maria, Ex-Lugar do Pigeiro.