24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mostra de Amadores de Teatro começa esta sexta-feira nas Caldas das Taipas

Paulo Dumas
Cultura \ quinta-feira, setembro 21, 2017
© Direitos reservados
Peça de teatro inaugural tem origem num texto da Antiguidade, que retrata um período de tumultos na cidade grega de Atenas. Esta será uma adaptação da ARCAP, de Ponte. A companhia ATRAMA, das Caldas das Taipas, também respondeu à chamada e irá apresentar-se no sábado, em Briteiros.

A mostra anual de grupos amadores de teatro de Guimarães irá iniciar-se com a apresentação da peça “Greve de Sexo”, uma encenação do grupo de teatro da ARCAP, sobre o texto "Lisístrata", de Aritófanes – escritor da Antiguidade, com uma importante obra dramaturgica.

A apresentação inaugural da Mostra de Amadores de Teatro, organizado e promovido anualmente pelo Teatro Oficina, será nas Caldas das Taipas, no Auditório dos Bombeiros Voluntários, pelas 21.30 horas.

Sobre a peça de baseada no texto de Aritófanes, é uma comédia com adaptação contemporânea àquele texto clássico, que retrata um período de crise e guerra em Atenas, em que as mulheres daquela cidade decidem juntar-se e instituir uma greve de sexo até que os homens resolvam parar de lutar e acabar com a guerra.

Esta será a primeira das seis peças que resultaram de uma chamada feita pelo Teatro Oficina aos grupos amadores de teatro do concelho de Guimarães. Além da ARCAP, participam ainda a companhia taipense ATRAMA, que no dia seguinte, 23 de setembro, apresenta na Casa do Povo de Briteiros “Loja de Trabalho para profissionais do espetáculo: teatro”.

Ainda este fim de semana, no domingo, o TERB apresenta no Salão Paroquial de Ponte, às 21.30 horas, “Antígona”, de Sófocles.

A programação da Mostra de Amadores de Teatro será retomada no fim de semana seguinte, para mais três apresentações: “Guernica ou a iconografia do fim da esperança” pela Astronauta Ass. Cultural, dia 29; “Para Quase Sempre”, pela CETE – Convívio e Teatro Experimental, no dia 30; e “Panóplia”, pelo Grupo de Teatro Citânia, dia 1 de outubro.

Destas seis peças, serão selecionadas três, que se apresentarão mais à frente, de 5 a 7 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor. Essa seleção será feita por um juri e por profissionais de teatro convidados.