Mostra de Amadores de Teatro começa esta sexta-feira nas Caldas das Taipas
A mostra anual de grupos amadores de teatro de Guimarães irá iniciar-se com a apresentação da peça “Greve de Sexo”, uma encenação do grupo de teatro da ARCAP, sobre o texto "Lisístrata", de Aritófanes – escritor da Antiguidade, com uma importante obra dramaturgica.
A apresentação inaugural da Mostra de Amadores de Teatro, organizado e promovido anualmente pelo Teatro Oficina, será nas Caldas das Taipas, no Auditório dos Bombeiros Voluntários, pelas 21.30 horas.
Sobre a peça de baseada no texto de Aritófanes, é uma comédia com adaptação contemporânea àquele texto clássico, que retrata um período de crise e guerra em Atenas, em que as mulheres daquela cidade decidem juntar-se e instituir uma greve de sexo até que os homens resolvam parar de lutar e acabar com a guerra.
Esta será a primeira das seis peças que resultaram de uma chamada feita pelo Teatro Oficina aos grupos amadores de teatro do concelho de Guimarães. Além da ARCAP, participam ainda a companhia taipense ATRAMA, que no dia seguinte, 23 de setembro, apresenta na Casa do Povo de Briteiros “Loja de Trabalho para profissionais do espetáculo: teatro”.
Ainda este fim de semana, no domingo, o TERB apresenta no Salão Paroquial de Ponte, às 21.30 horas, “Antígona”, de Sófocles.
A programação da Mostra de Amadores de Teatro será retomada no fim de semana seguinte, para mais três apresentações: “Guernica ou a iconografia do fim da esperança” pela Astronauta Ass. Cultural, dia 29; “Para Quase Sempre”, pela CETE – Convívio e Teatro Experimental, no dia 30; e “Panóplia”, pelo Grupo de Teatro Citânia, dia 1 de outubro.
Destas seis peças, serão selecionadas três, que se apresentarão mais à frente, de 5 a 7 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor. Essa seleção será feita por um juri e por profissionais de teatro convidados.