24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Morreu Moncho Rodríguez, antigo diretor artístico do Teatro Oficina

Redação
Cultura \ domingo, janeiro 29, 2023
© Direitos reservados
Com uma carreira repartida entre Espanha, Portugal e Brasil, o autor galego esteve na origem da companhia, com “A Grande Serpente”, peça recriada em 2022, ano em que esteve muito ativo em Guimarães.

Ao fim de mais de 40 anos a pensar, a criar e a encenar teatro, Moncho Rodríguez morreu este sábado, em Salvador, no estado brasileiro da Baía, vítima de doença prolongada. Com um percurso que englobou sobretudo Espanha, Portugal e Brasil, o autor também deixou a sua marca em Guimarães.

Em 1994, conduziu o processo artístico que reuniu centenas de intérpretes para “A Grande Serpente”, peça estreada a 02 de julho de 1994, na antiga fábrica de curtumes Âncora – hoje o centro Ciência Viva. Criada no âmbito da Oficina de Dramaturgia e Interpretação Teatral, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, a encenação esteve na origem do Teatro Oficina.

Encenador de várias outras peças exibidas no país, como “A Visita”, do Teatro Meridional, de Lisboa, exibida em janeiro do ano passado, Moncho Rodríguez foi um dos nomes em evidência no 2022 cultural de Guimarães, com a recriação de “A Grande Serpente”, em três sessões no mesmo local de 1994 – a primeira dessas sessões realizou-se até a 02 de julho -, e com a encenação de “Os gigantes da montanha”, obra do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, entre 23 e 26 de novembro, na sede da ASMAV.

As duas instituições com as quais trabalhou no concelho manifestaram "tristeza" e "consternação" pela morte do encenador natural de Vigo, que esteve ligado ao Teatro Universitário do Porto e ao Teatro Experimental do Porto, nas décadas de 70 e de 80 do século XX, antes de deixar marca noutros territórios, como Fafe, Póvoa de Lanhoso e Montalegre.

“Foi com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento do encenador Moncho Rodriguez, durante a tarde deste sábado, 28 de janeiro”, lê-se na nota publicada por A Oficina. “Moncho Rodriguez foi uma força fundamental na dinamização do teatro em Guimarães. (…) No Teatro Oficina encenou a peça “A Grande Serpente” em 1994, que ficou marcada na memória coletiva dos vimaranenses e que foi remontada em 2022. Nesta altura, A Oficina não poderia deixar de manifestar o seu profundo pesar, solidarizando-se com a família de Moncho Rodríguez, neste momento de perda”, prossegue a cooperativa municipal.

Estreada em 02 de julho de 1994, “A Grande Serpente” foi recriada no ano passado e apresentada em três sessões – a primeira das quais em 02 de julho, também na antiga fábrica Âncora -, sob organização da ASMAV. De 23 a 26 de novembro, Moncho encenou uma versão de “Os gigantes da montanha”, obra de Luigi Pirandello, na sede dessa associação, que o descreve como “um criador, encenador e diretor artístico ímpar”.

“Pela manhã [de sábado], faleceu, junto da sua família no Brasil, Moncho Rodríguez. A ASMAV, os seus dirigentes, colaboradores e associados sentem-se especialmente consternados”, lê-se na publicação nas redes sociais. “Moncho Rodriguez era um criador, encenador e diretor artístico ímpar, com um papel nuclear no desenvolvimento cultural e dramático de Guimarães”, completa a ASMAV, em alusão à criação da Oficina de Criação de Interpretação Dramática, que viria a culminar no Teatro Oficina.

A associação sediada na rua Gil Vicente vinca ainda que os espetáculos de 2022 foram “impares, igualmente belos e socialmente impactantes, sempre esgotados, com o público rendido ao seu génio criativo”, responsável pela descoberta de “uma geração de atores e criadores ímpares”.

“Ninguém ficava indiferente a Moncho Rodriguez. Pelo seu génio, pelo seu fascínio. Moncho era, para mais, um coração grande e bom. Mas, sobretudo, Moncho foi um Homem e não perdeu um segundo da sua vida”, conclui a ASMAV.