20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Morreu João Serra, um dos principais rostos da Capital Europeia da Cultura

Tiago Dias
Cultura \ quarta-feira, abril 19, 2023
© Direitos reservados
Em julho de 2011, momento de indefinição do projeto, o historiador e programador cultural assumiu a presidência da Fundação Cidade de Guimarães e liderou todo o processo em 2012.

Um dos rostos mais proeminentes da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012, João Serra morreu esta quarta-feira, aos 73 anos, confirmou o Reflexo. Antigo professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e também do Instituto Politécnico de Leiria, onde era jubilado e titular da cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, o historiador e programador cultural já se encontrava doente.

João Serra envolveu-se com a organização da CEC enquanto vogal executivo da administração liderada por Cristina Azevedo, que viria a demitir-se de funções a cinco meses do arranque do evento. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães à época, António Magalhães, indicou ao então secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, o nome de João Serra para a substituir na presidência da Fundação Cidade de Guimarães (FCG). A nomeação foi confirmada a 28 de julho de 2011, em reunião de Câmara.

A mudança de rumo na FCG, com um conselho de administração formado por Rosa Amora, Paulo Cruz, Fortunato Frederico e Francisca Abreu, a então vereadora municipal da cultura, traduziu-se numa aproximação da organização da CEC à cidade e ao respetivo tecido cultural, o que acabaria por culminar num 2012 marcado pelo “programa diversificado, com um excelente nível de qualidade artística e de pertinência em função do momento em que se vive e dos desafios e exigências que são postas à cultura como um elemento, também, de desenvolvimento e qualificação dos territórios", disse o também programador da área do Conhecimento da CEC entre 2011 e 2013 numa entrevista à Lusa, publicada a 16 de dezembro de 2012.

O antigo consultor, assessor e chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, entre 1996 e 2006 recebeu a Medalha da Cidade em Ouro pela Câmara Municipal de Guimarães em 24 de junho de 2013 e ainda outras condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Recebeu também medalhas de mérito municipal na Caldas de Rainha natal e em Leiria.

Nascido a 22 de abril de 1949, em Carvalhal Benfeito, freguesia das Caldas da Rainha, João Bonifácio Serra foi ainda autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX, membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche e presidiu ao conselho estratégico da Rede Cultura 2027, entidade responsável pela candidatura de Leiria a CEC, em 2027. Trabalhou ainda em projetos de intervenção cultural em Óbidos, Bombarral e Torres Vedras.

 

* atualizada às 09h50 de 20 de abril