27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Santa Maria de Souto acolhe formação sobre morcegos no sábado

Redação
Sociedade \ terça-feira, junho 13, 2023
© Direitos reservados
A ação desenrola-se entre as 18h00 e as 23h00, sob orientação de Luís Braz, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e é promovida pelo Laboratório da Paisagem.

Os morcegos são os protagonistas da quarta ação de formação do Plano de Ação de Biodiversidade de Guimarães, agendada para sábado, em Santa Maria de Souto. Promovida pelo Laboratório da Paisagem, a atividade será ministrada por Luís Braz, investigador do Centro para a Investigação e Tecnologia de Ciências Biológicas e Agroambientais, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre as 18h00 e as 23h00.

A formação tem duas partes: a primeira inclui uma contextualização sobre este grupo de mamíferos, abordando as suas características, diversidade, ecologia, principais ameaças e técnicas de amostragem utilizadas nos seus estudos. A segunda traduz-se numa componente prática, com uma saída de campo para observação direta desses animais, proporcionando a oportunidade de aprender mais sobre seu comportamento e habitat.

A iniciativa inclui ainda registos acústicos e técnicas para captar os sons emitidos pelos morcegos e analisar suas vocalizações.