24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Moinhos de Guimarães catalogados pelo projeto HEREDITAS

Redação
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 02, 2020
© Direitos reservados
Os moinhos do concelho de Guimarães estão a ser caracterizados e catalogados ao abrigo do projeto HEREDITAS, tendo como objetivo a criação de uma base de dados com informação tal como construções, saberes, crenças e hábitos que atravessaram os séculos sobre os moinhos.

“O trabalho desenvolvido pelos investigadores do Projeto Hereditas permitiu a caracterização de vários conjuntos molinológicos. Destacamos três entradas de inventário da Base de Dados patrimonial que ficará disponível para consulta pública. Para além da caracterização de cada um, foi produzido um vídeo”, pode ler-se em nota enviada pelo município.

Souto Santa Maria é uma das freguesias com os seus moinhos analisados, como é o caso dos Moinhos do Pigeiro. “Um conjunto formado por cinco moinhos de cubo, hidráulicos, localizados num ribeiro próximo da igreja. A linha de água tem caudal reduzido, mas forte corrente, provocada pelo desnível da encosta a montante do conjunto. Um dos moinhos foi recuperado pela Junta de Freguesia, mantendo-se funcional, enquanto os restantes se encontram em ruína”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães.

Ainda nesta união de freguesias também o Moinho do Vaqueiro foi estudado. “O objetivo do HEREDITAS não passa só por constituir um mero registo para memória futura, mas uma infraestrutura alicerçante de salvaguarda patrimonial do concelho, da programação turística e cultural”, expõe o município.