21 fevereiro 2026 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Miguel Sousa assume presidência da direção dos Bombeiros das Taipas

Ana Margarida Alves
Freguesias \ domingo, janeiro 04, 2026
© Direitos reservados
A cerimónia que empossou Miguel Sousa como o novo presidente da direção da instituição realizou-se este domingo.

Os órgãos sociais recém-eleitos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas tomaram posse este domingo, dia 4 de janeiro. De acordo com o novo presidente da instituição, Miguel Sousa, neste mandato, os bombeiros e os taipenses podem esperar uma “gestão rigorosa e de proximidade”.

Durante a cerimónia, Miguel Sousa admitiu estar preparado para enfrentar o “desafio” que o espera. “Estou tranquilo, porque estarei acompanhado altamente qualificada, experiente, dedicada, unida por um propósito comum - o de servir, o de servir a nossa associação e de honrar a sua história”, reconheceu esta manhã.

Para o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, “todos os que foram empossados assumem, ao longo dos próximos anos, uma responsabilidade exigente, mas profundamente honrosa”. “Estou certo de que saberão exercer este mandato com sentido de missão e espírito de serviço”, acrescentou, dirigindo-se aos elementos da nova direção.

A par de Miguel Sousa, também Ernesto Soares e Américo Freitas assumiram as funções de vice-presidentes. A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas é ainda constituída por Joaquina Antunes, enquanto secretária, Cristina Marques, tesoureira, e Ângela Silva e Manuel Gonçalves, como vogais. Já a assembleia geral vai ser presidida por José Luís Oliveira, o mesmo rosto do mandato anterior, e conta ainda com Porfírio Martinho, José Freitas e Dionísio Ribeiro. O conselho fiscal reúne Domingos Marques, Eduardo Silva e Ana Teixeira.

Segundo o recém-eleito presidente da instituição, o mandato da nova direção vai assentar numa “gestão rigorosa e de proximidade”. “Seremos uma direção ainda mais presente e atenta, que vai gerir todos os recursos ainda com mais rigor e de forma a garantir a sustentabilidade futura, sem nunca esquecer a vertente humana”, adicionou Miguel Sousa. Por outro lado, o compromisso passa ainda por “garantir melhores condições de trabalho” e a disponibilização de “equipamentos modernos e de segurança reforçada” aos bombeiros da associação.

Miguel Sousa ponderou ainda sobre a “diminuição gradual do número de voluntários”, assumindo ser um fator de preocupação. Para contornar este “desafio”, o novo presidente da instituição dirigiu-se ao município de Guimarães, aos deputados, às associações humanitárias, à Liga dos Bombeiros de Portugal e à Federação dos Bombeiros de Braga e apelou à criação de incentivos para “atrair, motivar e valorizar” os voluntários.

Também Ricardo Araújo aproveitou a cerimónia para lembrar a importância dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, destacando a instituição como “um pilar essencial da segurança e do socorro às população”.

Note-se Miguel Sousa recolheu um total de 942 votos nas eleições, que se desenrolaram a 13 de dezembro, e José Augusto Ferreira, da Lista B, obteve 406 votos. Registou-se ainda cinco votos brancos e um nulo.