19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Miguel Oliveira e Hélder Pereira destacados nos prémios inovação BES

Redação
Sociedade \ quinta-feira, novembro 15, 2012
© Direitos reservados
O investigador e médico taipenses voltam a ser notícia pelo trabalho desenvolvido pela equipa que integram, no Grupo 3Bs.

A Universidade do Minho está envolvida em três dos quatro prémios da 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES, cuja cerimónia decorreu no passado dia 12, em Lisboa, na presença do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.

Na categoria Clean Tech & Processos Industriais destacou-se o NanoPurifying System, o primeiro sistema a conseguir tratar e descontaminar ar à escala industrial. O projeto é uma parceria da OCRAMclima e da UMinho, sendo coordenado pelo professor Amaral Nunes, do Departamento de Engenharia Mecânica. A inovação destina-se quer a unidades de tratamento de ar como para uso comercial.

No setor de Recursos Naturais & Alimentação venceu o projeto PNA-FISH, uma técnica inédita de diagnóstico rápido de microrganismos com base na utilização de ácidos nucleicos. Foi criado pela Biomode, uma spin-off nascida no Departamento de Engenharia Biológica da UMinho, que pretende comercializar métodos de diagnóstico moleculares baseados naquela tecnologia, com aplicabilidade ao nível agroalimentar e clínico.

Na rubrica Tecnologias da Saúde e Biotecnologia foi eleito o Porto Knee Testing Device (PKTD), um dispositivo médico que promete revolucionar a avaliação das lesões nos joelhos dos desportistas, com ressonância magnética e TAC dinâmicos. É desenvolvido pela Clínica Espregueira-Mendes com a parceria do Grupo 3Bs, sedeado no Avepark. A equipa é composta pelos investigadores Rui Reis e Miguel Oliveira e pelos médicos João Espregueira Mendes e Hélder Pereira.