21 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Mês da Economia" termina com evento de encerramento

Alberto Couto
Economia \ terça-feira, outubro 21, 2025
© Direitos reservados
É já na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro, pelas 16h00 no Teatro Jordão que termina o "Mês da Economia". Um mês dedicado à temática “Economia Verde: Sustentabilidade, Território e Futuro”.

Durante este mês de outubro, Guimarães está a viver a 3.ª edição do Mês da Economia, uma iniciativa promovida pelo município que este ano se centra na Economia Verde, focado nos desafios e oportunidades de uma economia mais sustentável, colaborativa e inovadora. O programa inclui debates, workshops, sessões temáticas e momentos de networking, que reúnem empresas, academias, instituições e cidadãos para discutir em torno da reflexão sobre o desenvolvimento económico do concelho. 

O "Mês da Economia" termina já na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro, entre as 16h00 e as 18h30, no Teatro Jordão e promete ser um momento de balanço e projeção do futuro. A sessão final, intitulada “Economia Verde: Sustentabilidade, Território e Futuro”, reunirá especialistas e agentes económicos para refletir sobre as tendências emergentes que impactam diretamente o desenvolvimento local e regional.

O programa contempla alguns momentos: inicia-se às 16h00, com a sessão de abertura, seguindo-se, às 16h15, a apresentação “Guimarães pelos olhos da Victória”.

Às 16h30, decorre o painel principal sobre Economia Verde, moderado por Cláudio Carvalho, jornalista da CNN Portugal, e com intervenções de Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão 2030, Paulo Calçada, CEO da Associação Porto Digital, e Tim Vieira, empreendedor e fundador da Brave Generation Academy. A empresa Guimarães Marca também marcará presença no debate.

O encerramento oficial está previsto para as 17h30, seguido de um momento de networking e “Verde de Honra” às 17h45, que pretende promover a partilha de ideias e o fortalecimento de parcerias entre os participantes.

Guimarães rumo à Capital Verde Europeia 2026

Inspirado pelo espírito coletivo e pela preparação da cidade para ser Capital Verde Europeia em 2026, este mês tem vindo a consolidar-se como um momento estratégico de reflexão e ação em torno da sustentabilidade e da inovação económica.

Segundo a organização, o Mês da Economia assume-se como “um espaço de preparação estratégica, centrado nos pilares da economia verde, regenerativa e sustentável, sem perder de vista os valores da inovação, criatividade e colaboração coletiva”.

Com esta edição, Guimarães reafirma a sua ambição de liderar a transição para um modelo económico mais equilibrado, inclusivo e ambientalmente responsável, envolvendo toda a comunidade neste desafio comum.