29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mergulhadores da GNR investigam descarga de resíduos no rio Ave

Bruno José Ferreira
Sociedade \ terça-feira, janeiro 11, 2022
© Direitos reservados
Equipa do Núcleo de Proteção do Ambiente de Guimarães desenvolveu uma ação de investigação no rio Ave, junto à ponte das Taipas, confirmando a ocorrência de descarga de resíduos no rio.

Uma equipa de mergulhadores do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Guimarães da GNR esteve na manhã desta terça-feira a desenvolver uma ação de investigação no rio Ave, confirmando a ocorrência de uma descarga poluente de resíduos na zona das Taipas.

Esta ação foi desencadeada na sequência de uma denúncia, sendo que cinco mergulhadores apoiados por um bote estiveram várias horas dentro de água a procurar indícios dos resíduos que foram descarregados no rio.

Foram recolhidos vários resíduos, inclusivamente objetos metálicos, conforme presenciou o Reflexo no local. O NPA de Guimarães, pertencente ao SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), confirmou que foram detetados elementos de prova que comprovam a denúncia feita.

De resto, esta equipa de mergulhadores percorreu uma área considerável do rio Ave na zona das Taipas, iniciando no Parque de Lazer da Praia Seca até ao Parque de Lazer das Taipas, local documentado pelas fotos.

Apesar desta área considerável, o principal foco esteve na zona da ponte das Taipas, sendo este o objetivo principal da ação de investigação nas águas do rio Ave, uma ação que ainda não está terminada e que terá sequência nos próximos dias.

Com as provas recolhidas, o processo seguirá agora os trâmites normais por parte desta força da GNR, que dará seguimento ao caso.