26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Memorial ao combatente inaugurado na manhã de sábado

Redação
Sociedade \ sexta-feira, abril 09, 2021
© Direitos reservados
Cerimónia decorre às 10h00 na rua Padre Silva Gonçalves e conta com a secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes.

A Junta de Freguesia de Caldelas vai inaugurar o memorial ao combatente de Caldas das Taipas, às 10:00 deste sábado num jardim sito na confluência entre a rua Padre Silva Gonçalves e a rua 25 de Abril. A cerimónia conta a secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Transmitida na página de Facebook da Junta de Freguesia, a cerimónia terá ainda a participação de militares do Regimento de Cavalaria 6 (RC6), de Braga, e representantes da Liga dos Combatentes, estando o acesso limitado e restrito devido à pandemia.

Depois da inauguração, bênção e honras militares junto ao memorial, a sessão solene, restrita, vai decorrer no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, sendo igualmente transmitida em direto.

A proposta de construção do memorial aos combatentes é uma iniciativa de um grupo de antigos combatentes de Caldas das Taipas: Luís Miguel Rodrigues, José Oliveira e Cirillo Silva.

O Estatuto do Antigo Combatente definiu 09 de abril como Dia Nacional dos Combatentes. Esse foi o dia de La Lys, batalha da Primeira Guerra Mundial ocorrida em 1918, no norte de França, com a intervenção do Corpo Expedicionário Português.

O Governo divulgou esta semana que os antigos combatentes já estão isentos de taxas moderadoras. O diploma já está em vigor e estende-se a viúvas e viúvos, recorde-se.