23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Medalha de Honra: Escola Básica e CC Taipas homenageados pela Junta

Redação
Sociedade \ segunda-feira, abril 17, 2023
© Direitos reservados
Executivo da Junta de Freguesia de Caldelas pretende homenagear as duas instituições no dia 19 de junho. Proposta vai ser votada na assembleia de freguesia desta segunda-feira.

A Junta de Freguesia de Caldelas tem a intenção de atribuir a medalha de honra a duas instituições da freguesia, nomeadamente o Clube Caçadores das Taipas e a Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas.

Na proposta subscrita pelo presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Luís Soares, pode ler-se que “o Clube Caçadores das Taipas é um Clube Desportivo de referência na Vila, o mais antigo da freguesia de Caldelas, o segundo mais antigo do concelho de Guimarães e o terceiro clube mais antigo da Associação de Futebol de Braga, sendo um dos nove clubes reconhecidos como ‘Sócio Honorário’ da Associação de Futebol de Braga e que desde a sua fundação, em 1923, o Clube Caçadores das Taipas manteve atividade ininterrupta, contribuindo decisivamente para a promoção do desporto e da freguesia e das suas gentes, através da formação dos mais e menos jovens que por ação do clube se tornaram melhores cidadãos”.

No rol explicativo, o líder máximo da junta de freguesia explica que em ano de centenário deve ser reconhecida a importância da instituição, servindo também como estímulo para o clube.

Relativamente à Escola Básica das Taipas, a Junta de Freguesia “justifica a proposta com a importância da Escola para a comunidade. Na proposta lê-se que “desde a abertura em 1793, no início Escola Preparatória de Raúl Brandão, tem sido uma instituição de enorme relevo para todos os taipenses”.