22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Marta Branco foi quarta classificada no campeonato nacional de ciclocrosse

Redação
Desporto \ segunda-feira, janeiro 16, 2023
© Direitos reservados
Debilitada por uma gripe, a ciclista de Caldas das Taipas acabou a prova a 08.40 minutos da vencedora Ana Santos e a 40 segundos do último lugar do pódio, ocupado por Isabel Caetano.

Depois de três segundos lugares nas cinco provas da Taça de Portugal de ciclocrosse, realizada no último trimestre de 2022, Marta Branco classificou-se no quarto lugar do campeonato nacional de elites femininas, realizado este domingo, em Vouzela.

Entre oito atletas, a ciclista de Caldas das Taipas terminou a corrida com um tempo de 54.41,101 minutos, a 08.40 minutos da vencedora, Ana Santos, da X-Sauce Factory Team. Colega de Marta Branco na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, Joana Monteiro foi segunda classificada, a 01.44 minutos da nova campeã nacional, e Isabel Caetano, corredora a título individiual, foi terceira, a 08.00 minutos da primeira a cruzar a meta. A taipense ficou assim a 40 segundos do pódio.

No campeonato da elite masculina, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) foi o vencedor, superando Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), segundo, e Francisco Campos (W52-FC Porto), terceiro.

Numa publicação na rede social Facebook, Marta Branco admitiu que não pensava sequer chegar ao quarto lugar depois de acometida por “sintomas de gripo forte” desde quarta-feira e que ponderou não correr no sábado, tendo agradecido à equipa médica e aos Bombeiros Voluntários de Vouzela “todo o auxílio no final da corrida”. A corredora reconheceu, ainda assim, que o resultado frustrou “muita preparação” para a prova.

“Fiz o que o corpo permitiu. Fico triste, muita preparação aconteceu por trás e situações destas não podes controlar, queria mais, muito mais, mas vamos sonhando e acreditando que um dia tudo fica bem e tudo corre como o planeado (…). Obrigada a todos pelo apoio, a vossa energia é contagiante. Obrigada patrocinadores, equipa, treinador e família por acreditarem em mim”, escreveu.