Margem do rio, junto ao Parque de Campismo, está a ser reparada
A margem do rio Ave junto ao Parque de Campismo está a ser intervencionada, de forma a reparar o aluimento de terras que ocorreu em setembro, que levou, de resto, a que os serviços municipais interditassem a passagem.
Mais de meio ano depois, a Junta de Freguesia de Caldelas dá conta que “teve início a renaturalização da margem”, numa “intervenção tem como propósito devolver a estabilidade ao talude, afetado por fenómenos de erosão devido às inundações do inverno passado”.
Nesta intervenção estão previstas plantações de árvores autóctones, típicas da galeria ripícola; controlo da espécie invasora Arundo donax e a estabilização da margem através de enrocamento.
Estão a ser aplicadas técnicas de engenharia natural, que devem ser realizadas em época de caudal baixo, permitindo a segurança dos técnicos envolvidos e a sua correta implementação. Vão ser recuperados dois troços: 20 metros junto ao parque de campismo, e 36 metros junto à nora existente na margem.
Esta intervenção da Câmara Municipal de Guimarães decorre no âmbito do projeto financiado REACTivar Guimarães: Renaturalização dos Corredores Verdes do Ave, Selho e Vizela.