
Marcha LGBTQIA+ realiza-se a 28 de setembro em Guimarães
A Marcha LGBTQIA+ de Guimarães realiza-se no próximo domingo, 28 de setembro, com início às 15h00, a partir da Plataforma das Artes. A iniciativa é organizada pela Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho de Guimarães (COMOG).
Este ano, o mote escolhido é "Direito a ser e a viver com dignidade e respeito". Segundo a organização, "Direito a ser" está associado à reintegração do guia "Direito a ser" nas escolas, de forma a respeitar todas as identidades. Já o "Direito a viver" refere-se à restituição dos conteúdos de sexualidade à disciplina de Cidadania, visando "aumentar a informação e a prevenção contra a violência para com jovens e pessoas LGBTQIA+".
Por sua vez, o "Direito a viver com dignidade e respeito" está ligado ao apoio à Iniciativa Legislativa Cidadã do Grupo de Ação Conjunta, que propõe a criminalização de práticas discriminatórias, incluindo machismo, racismo, capacitismo ou LGBTQIA+fobia.
No comunicado enviado à redação, o COMOG recorda que, em 2024, a marcha foi alvo de insultos e agressões: "No ano passado insultaram e apedrejaram a nossa Marcha. Assim, este ano marcharemos de novo, com orgulho de sermos quem somos e reclamando o ‘Direito a ser e a viver com dignidade e respeito’."
A comissão apela à participação de pessoas, associações, movimentos e partidos que defendam os direitos humanos, bem como de artistas, que são convidados a integrar tanto a marcha como o arraial que a acompanha.
De acordo com a organização, antes da marcha decorrem reuniões abertas nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de setembro, às 21h30, através da ligação disponibilizada pela COMOG.