29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Marcelo Pereira e Margarida Fernandes premiados na Gala do Desporto de Guimarães

Alfredo Oliveira
Desporto \ domingo, setembro 16, 2018
© Direitos reservados
O atleta do NAT, Prémio Atleta do Ano, e a atleta do voleibol do CART, Prémio Jovem Revelação Feminina, foram dois dos grandes vencedores da noite da gala promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre, onde foram entregues 224 prémios.

A noite de 15 de setembro distinguiu ainda Luís Alves como Prémio Jovem Revelação do Ano e Mónica Silva como Prémio Atleta do Ano Feminina. A abrir a gala deste ano foi atribuído o Prémio Carreira a Moreno, ex-jogador do Vitória Sport Club e o Prémio Homenagem a Vítor Roriz, ex-presidente do Vitória SC e ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Paulo Jorge Lemos recebeu o Prémio de Desporto Adaptado.

O atleta do Núcleo de Atletismo das Taipas Marcelo Pereira, que já tinha sido o Prémio Revelação em 2017, agradeceu a todos os que têm contribuído para a sua carreira no atletismo. Deixou a certeza “de continuar a lutar por melhores marcas e alcançar o grande objetivo que é chegar aos Jogos Olímpicos”. No final deixou uma promessa em termos de sucessos desportivos, “para o ano há mais”.

Margarida Fernandes, visivelmente emocionada com a distinção, começou por dizer que as outras nomeadas também tinham desenvolvido um trabalho meritório e não esqueceu quem a tem apoiado: “Quero agradecer em especial aos meus pais que são a base de tudo, também não posso esquecer que este prémio reflete o muito trabalho individual, dos treinadores e, naturalmente, dos meus colegas”.

Desta noite de 15 de setembro destaque ainda para a intervenção de Fernando Roriz, muito centrada na vida do Vitória Sport Club, do qual chegou a ser presidente. Deixou uma mensagem de esperança aos vitorianos, “vamos ter ainda muitas alegrias”, mas também deixou um alerta: “Não percebo aqueles que querem ignorar o nome de Guimarães, quando se fala do Vitória, pois o VSC é a emanação de Guimarães”.

Moreno, que se retirou do futebol ao serviço do VSC, foi distinguido com o Prémio Carreira. Partilhou o prémio com os pais e com todos os que o ajudaram durante 28 anos de vida futebolística. Deixou uma mensagem para os mais jovens para estes se empenharem e “não desistirem dos seus sonhos”.
Paulo Jorge Lemos, Prémio de Desporto Adaptado, teve o discurso mais emotivo da noite que levou a que assistência aplaudisse em pé. Agradeceu a todos os envolvidos nesta Gala (Câmara e Tempo Livre), aos seus treinadores e colegas da CERCI e do VSC e, visivelmente emocionado, à sua família.

No final da Gala, o diretor da Tempo Livre, Amadeu Portilha, destacou o facto de terem sido entregues 224 prémios a atletas e clubes das mais diversas modalidades: “Foram entregues 224 prémios na 9ª Gala do Desporto de Guimarães. Mais uma vez foi um sucesso, podemos dizer que se trata da grande festa do desporto vimaranense, onde é reconhecido o mérito, o esforço, o sacrifício de milhares de jovens que fazem de Guimarães um concelho de desporto”.

Por sua vez, Ricardo Costa, vereador do desporto, afirmou que a Gala do Desporto é mais um “sinal de vitalidade que Guimarães evidencia ao nível do desporto, nas suas diversas modalidades”. Destacou ainda o facto de os premiados não estarem centralizados na cidade. “hoje, os premiados, como vimos, foram das mais diversas freguesias do concelho. Temos um concelho competitivo nas suas diversas áreas e, hoje, mostrou-se que também o é ao nível do desporto”.