20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mostra de artes performativas agita Espaços Criativos de Brito

Redação
Cultura \ quinta-feira, março 23, 2023
© Direitos reservados
Repleta de teatro e música, a quinta edição da iniciativa da Astronauta começa na sexta-feira, com a última encenação de Moncho Rodríguez em Guimarães, e termina com uma sessão infantil na segunda.

Associação cultural fundada em 2015, a Astronauta vai ocupar de novo os Espaços Criativos de Brito com a sua mostra de artes performativas de sexta até segunda-feira, Dia Mundial do Teatro; a viagem da MAPA ao planeta Marte, conforme retrata o cartaz do evento, far-se-á à boleia de três peças de teatro e dois concertos.

O palco da quinta edição da MAPA acende-se a 24 de março, a partir das 21h30, com a reposição de Os Gigantes da Montanha, a última obra encenada pelo malogrado Moncho Rodríguez em Guimarães, com estreia a 23 de novembro de 2022, na sede da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), e agita-se na noite de 25, com vozes e texturas a vibrarem pelo Espaço – este MAPA tem precisamente uma referência espacial, ao planeta Marte mais concretamente.

Nesse sábado, Homem em Catarse sobe ao palco às 21h30 e Tyroliro às 22h30, ficando o after party a cargo do Oub’Lá. Essa tensão sonora precede um domingo à tarde encenado: depois da apresentação de 18 de março, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, o coletivo ATRAMA apresenta Crónicas de um homem mau, às 16h30.

O teatro é de novo protagonista na segunda-feira, precisamente o Dia Mundial do Teatro: num projeto que imiscui performance, música e literatura, Sara Meireles protagoniza (En)cantar com Alice e Sebastião, num projeto vocacionado para as crianças. Marcada para as 11h30, a sessão integra, ao mesmo tempo, a programação do ExcentriCidade.