29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mais de duas centenas de famílias contempladas com o Subsídio Municipal de Arrendamento

Redação
Sociedade \ segunda-feira, janeiro 04, 2021
© Direitos reservados
O Município de Guimarães, através da CASFIG, apoiou 258 famílias com o Subsídio Municipal de Arrendamento (SMA) no ano de 2020, retirando da lista de espera todas as famílias.

Perante a situação de pandemia que levou várias pessoas a sofrer consequências a nível de emprego e economia, o Município de Guimarães, através da CASFIG, apoiou 258 famílias com o Subsídio Municipal de Arrendamento (SMA) no ano de 2020, retirando da lista de espera todas as famílias e despendendo a verba global de 185 mil euros, estimando-se uma dotação orçamental para o novo ano de 200 mil euros.

Domingos Bragança salienta que “a dificuldade de acesso à habitação é uma problemática crescente e transversal a nível nacional, à qual o Município de Guimarães tem procurado dar resposta com a implementação de medidas concretas de apoio às famílias mais carenciadas, particularmente neste contexto de crise agravada por via da pandemia”.

Trata-se de um programa no qual a Câmara Municipal participa desde 2009 e que já apoiou 1154 famílias, o que resulta num apoio de dois milhões cento e quatro mil euros (€2.104.000,00). O SMA materializa-se com a atribuição de uma subvenção mensal destinada em exclusivo s famílias de baixos rendimentos para pagar a renda da habitação em que residem.

A ajuda prevê ainda a obrigatoriedade, para todas as famílias beneficiárias, da celebração de um Acordo de Intervenção e Acompanhamento, para evitar a banalização e o mau aproveitamento do apoio.