10 fevereiro 2026 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Mais cinco freguesias a noroeste vão ter recolha de orgânicos em 2026

Redação
Freguesias \ terça-feira, fevereiro 10, 2026
© Direitos reservados
Serviço entrará em vigor neste ano em Sande Vila Nova, Sande São Clemente, Sande São Martinho, Barco e Santa Eufémia de Prazins, segundo um documento da Vitrus, entregue na visita de Ricardo Araújo.

Responsável pela recolha de biorresíduos no concelho de Guimarães, a Vitrus prevê alargar o serviço neste ano, contemplando mais cinco freguesias na área noroeste do concelho: são elas Sande Vila Nova, Sande São Clemente, Sande São Martinho, Barco e Santa Eufémia de Prazins, revela um documento entregue pela empresa municipal aos jornalistas, durante uma visita do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, ao Centro de Inovação Vitrus Ambiente (CIVA), na Casa de Dardos, em Creixomil.

A captação de resíduos orgânicos, recorde-se, começou na União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião em 2022 e estende-se, desde 2023, a Creixomil, Urgezes, Costa, Mesão Frio, Azurém e Fermentões, bem como as vilas de Ponte e de Caldas das Taipas. Neste ano, além das cinco freguesias na área noroeste, a Vitrus pretende expandir a área de atuação a Santo Tirso de Prazins, Corvite, Pencelo, Aldão, União de Freguesias de Selho São Lourenço e Gominhães, UF de Atães e Rendufe, Gonça e a vila de São Torcato.

Nessa visita, Ricardo Araújo confirmou ainda a intenção de ver toda a captação de resíduos no concelho de Guimarães efetuada pela Vitrus até ao final de 2027. "Vamos acelerar para que os resíduos indiferenciados sejam cobertos a 100%, assim como a área de atuação de resíduos orgânicos”, disse.

A empresa municipal cobre, neste momento, 85% da área do concelho de Guimarães na recolha de indiferenciados, incluindo toda a área noroeste. Quanto aos resíduos orgânicos, há seis freguesias a noroeste que vão ter de esperar até 2027 para disporem do serviço: são elas a vila de Brito, a UF de Sande São Lourenço e Balazar, Longos, a UF de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, a UF de Briteiros Santo Estêvão e Donim e a UF de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar.

Em 2024, Guimarães foi o concelho que mais biorresíduos recolheu por habitante, segundo a associação ambientalista Zero – 144 quilos por habitante.