20 junho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Maior festival europeu de minicarros esta quarta na UMinho, polo de Azurém

Redação
Cultura \ terça-feira, maio 21, 2024
© Direitos reservados
Cerca de três centenas de alunos de seis universidades integram o evento do Departamento de Engenharia Mecânica, que terá provas de design, rapidez e distância. Entrada livre das 12 horas às 16h30.

O Campus de Azurém da Universidade é palco, esta quarta-feira, da 10.ª edição do evento Race Party, o maior festival europeu de minicarros personalizados. São esperadas três centenas de alunos das universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Com início às 12 horas, o evento decorrerá até às 16h30, estando previstas provas de design, rapidez e distância, além de desafios surpresa e aos campeões e de vários prémios. A entrada livre é livre, sendo esta iniciativa organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica e ao Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da Escola de Engenharia da UMinho.

Os minicarros foram construídos neste semestre letivo e seguem os princípios da engenharia, procurando desempenhos ótimos (não se usa fuel nem bateria), soluções criativas, design inovador e preocupação ambiental, além de se fomentar o espírito de equipa. Alguns são mais velozes ao estilo dragster e outros são do tipo pinewood derby, usando um bloco de madeira de pinho e com quatro rodas de plástico.

“Há eventos do género no Reino Unido, Alemanha ou França, mas mais localizados e sem a nossa dimensão, organização e experiência”, explica o coordenador Paulo Flores. Este professor voltou a convidar docentes de Engenharia Mecânica e áreas afins de outras academias nacionais onde também se fazem pontualmente provas internas de exibição e os respetivos alunos “ficaram contentíssimos e motivados” em vir a Guimarães.

No programa destaca-se a prova de rapidez, às 12h30, em que cada minicarro dragster, acionado por uma mola, percorre cinco metros o mais rápido possível. A prova de distância é às 15h00 e ganha o veículo que chega mais longe num só lançamento. Segue-se a prova surpresa, havendo 15 minutos para cada grupo ajustar a eficiência e performance do seu bólide para um determinado objetivo. Já o desafio dos campeões vai permitir, às 16h00, uma última tentativa para os concorrentes que queiram superar o desempenho dos minicarros vencedores.

“Esta iniciativa criada em 2015 é já comparável a eventos similares dos EUA e permite a estudantes portugueses de Engenharia Mecânica, Engenharia do Produto e Engenharia Aeroespacial desenvolverem protótipos físicos e virtuais com várias soluções, adequando a complexidade ao seu grau de conhecimento científico-tecnológico e à sua ligação a uma futura profissão”, realça Paulo Flores. O evento insere-se nas atividades letivas do Projeto Integrador Engenharia Mecânica II e tem captado o interesse do mercado, tendo o apoio de entidades como a Porsche.