Magia para ver e para sentir na programação de Natal vimaranense
Readaptada às circunstanciais atuais, a programação do município pretende demonstrar que “apesar da pandemia há Natal”, segundo a vereadora Adelina Pinto, que liderou a cerimónia realizada no Instituto de Design de Guimarães.
O programa conta então com iluminações de Natal, espetáculo de luz, concertos de Natal, concerto de Ano Novo, os projetos Pintar o Natal de Alguém e Natal à Janela, englobando ainda a comemoração da elevação a Património Cultural da Unesco do Centro Histórico de Guimarães.
“Com limitações, temos de viver intensamente o espírito de Natal. Apesar da pandemia há Natal e precisamos de criatividade para devolver esse espírito aos vimaranenses”, referiu Adelina Pinto.
Reforçando essa ideia, Domingos Bragança sustentou que “este programa tem a marca identitária de Guimarães; a nível cultural, social e, se quisermos, a nível financeiro através da plataforma Poximcity, de aproximação ao comércio tradicional”.
Prometendo estar atento a todas as situações de vulnerabilidade, em articulação com as juntas de freguesia, Domingos Bragança anunciou o sorteio de dez bicicletas elétricas pelos consumidores nos estabelecimentos de comércio tradicional.
Entre os concertos de Natal destaque para a atuação Orquestra do Norte no diz 11 de dezembro, às 21horas, no Centro Pastoral das Taipas. A iniciativa Natal à Janela consistirá na deslocação de um trio elétrico com Zé Amaro, 4Man, José Malhoa e Marco Génio às estruturas de acolhimento residencial do concelho.