25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Maestro Charles Piairo procura novos desafios para a Banda Musical das Taipas

Alfredo Oliveira
Cultura \ quinta-feira, março 02, 2017
© Direitos reservados
Charles Adrien Piairo Gomes, 29 anos, trompetista, é o novo maestro da Banda Musical de Caldas das Taipas. Passou pelo conservatório de música até ao 12.º ano, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto, onde tirou a licenciatura, e pretende fazer um mestrado em direção musical.

Como surgiu o convite para dirigir a Banda?
Curiosamente, a anterior direção já me tinha endereçado um convite para ser o maestro da banda. Nestas últimas eleições, a lista vencedora, também me fez idêntico convite. Aceitei, por entre outras razões, pelos anos de casa (estou na banda há mais de 18 anos), pelo facto de conseguir conciliar os diferentes músicos, por já ter dirigido o primeiro estágio de sopros, promovido pela Banda em 2013 e de estar à frente do coro em S. Lourenço de Sande, onde vou dirigindo alguns músicos das Taipas.

Como encontrou a Banda nestes primeiros ensaios?
A Banda está com uma motivação enorme, com vontade de trabalhar e de querer desenvolver novos caminhos. É de assinalar que ex-músicos, já com uma certa idade, apareceram e querem dar o seu contributo. Espero que todos juntos possamos ter uma banda que encha de orgulho todos os taipenses. Nos ensaios temos tido entre 50 a 55 músicos.

Nos próximos anos a Banda ficará pelos concertos tradicionais ou pensa trazer algo de novo neste domínio?
As festas são fundamentais para a vida de uma banda, mas penso apresentar algumas novidades. A primeira poderá ser o concerto do aniversário da passagem de Caldas das Taipas a vila, juntando a Banda a um grupo coral, por exemplo. Pretendo também estabelecer pontes com as outras associações taipenses.

---
Leia a intrevista na íntegra na edição #249 do jornal Reflexo,
nas bancas durante o mês de março.

LOCAIS DE VENDA
Caldas das Taipas: Quiosque Jardim; Quiosque K de Revista; Café Nossa Senhora de Fátima; Posto de Abastecimento da BP; Posto de Abastecimento de Combustíveis do Intermarché
Cidade de Guimarães: Tabacaria Marinho; Quiosque do Cantinho; Tabacaria Graciete; Tabacaria do Vale; Tabacaria Airosa; Tabacaria Bastos; Tabacaria dos Combatentes; Tabacaria Cuca; Quiosque das Escadinhas; Quiosque S. Mamede; Quiosque Monteiro
Sande (S. Martinho): Posto de Abastecimento da GALP
Ponte: Casa Sãozinha; Ponto Cópias
Na loja online do jornal Reflexo.