28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“Luxo” das palmeiras em Ponte discutido em reunião de câmara

Redação
Freguesias \ sábado, abril 04, 2020
© Direitos reservados
A colocação de palmeiras numa obra pública na Vila de Ponte, junto à Rua do Parque Industrial de Ponte, foi um dos temas que levantou controvérsia na reunião de câmara do dia nove de março.

O vereador Hugo Ribeiro, eleito pela Coligação Juntos por Guimarães, solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, um relatório detalhado das verbas atribuídas a cada uma das freguesias do concelho. Tratou-se, no fundo, do reforço de um pedido feito anteriormente na reunião do dia dez de dezembro, mas ainda sem resposta por parte da autarquia.

Com um discurso mais acérrimo, Hugo Ribeiro deu então o exemplo de Ponte. “O requerimento está feito, tal como fiz aqui verbalmente, mas o presidente da câmara referiu que dava esses dados de bom grado sem necessidade de ser solicitado requerimento. Trata-se de uma questão de justiça, de aferir se há justiça na atribuição de verbas. Em Ponte, por exemplo, estão a usar palmeiras numa obra num passeio. Parece-lhe uma árvore a usar?”, questionou o vereador, dirigindo-se a Domingos Bragança.

Pouco agradado com o tema trazido a terreiro, Domingos Bragança referiu que o trabalho está a ser feito no sentido de disponibilizar à vereação dados efetivos sobre a distribuição de verbas pelas freguesias, mas trata-se de “um trabalho complexo e moroso”, pelo que logo que esteja pronto será disponibilizado.

Domingos Bragança não deixou de se referir à questão levantada pela colocação de palmeiras em Ponte, no parque de estacionamento e parque de lazer que está a ser edificado. “Qual é o problema de colocar palmeiras? Dez palmeiras? Trata-se assim de uma árvore tão exótica? Nunca impus regras nem tipos de árvores a colocar, nem podemos fazer caso disso. Ainda recentemente, no âmbito das intervenções que estamos a fazer, fomos interpelados por querer deitar uma palmeira abaixo”, referiu Domingos Bragança.