28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Luís Soares eleito para integrar lista do círculo eleitoral de Braga do PS

Redação
Política \ quinta-feira, julho 09, 2015
© Direitos reservados
Eleição determinou o nome a designar pela Comissão Política do Partido Socialista de Guimarães, para elaboração da lista do Círculo Eleitoral de Braga às próximas legislativas.

Luís Soares foi eleito, pela Comissão Política do Partido Socialista de Guimarães, para integrar a lista dos deputados que poderão ir a sufrágio, nas eleições legislativas, que se realizarão no último trimestre de 2015. Actualmente Luís Soares é deputado da Assembleia de Freguesia Caldelas, eleito pela lista do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas.

A eleição decorreu ontem, 8 de Julho. Luís Soares avançou a par com Miguel Larajeiro, que é actualmente deputado da Assembleia da República. O resultado foi conseguido pela margem mínima de um voto. Normalmente, o secretariado concelhio do partido nomeia um nome, algo que não aconteceu desta vez, abrindo espaço para a apresentação de candidaturas na Comissão Política.

A Comissão Política Concelhia é o órgão máximo do partido a nível concelhio. É um órgão deliberativo, que representa os militantes do PS do concelho de Guimarães. Dele fazem parte 51 membros eleitos pelos militantes, seis membros eleitos pela Juventude Socialista e os presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.

Após o resultado eleitoral Luís Soares será nomeado pelo PS de Guimarães para fazer parte da lista que concorrerá pelo Círculo Eleitoral de Braga, nas eleições legislativas que se deverão realizar em Setembro ou Outubro. A data deverá ser anunciada nos próximos dias pelo Presidente da República.

A concelhia de Guimarães transmitirá à federação de Braga a sua nomeação, à semelhança do que acontecerá com todas as concelhias do partido do distrito. A federação decidirá sobre a lista no próximo dia 17 de Julho, devendo posteriormente ser ratificada pela Comissão Nacional no dia 21 de Julho.

Em declarações Reflexo, Luís Soares sublinhou a forma democrática como decorreu o processo e destacou que o partido está unido, forte e motivado em torno do projecto do PS, para mobilizar Guimarães e ajudar a mudar Portugal.

Luís Soares, 32 anos, é natural de Ponte e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Actualmente é colaborador da Taipas Turitermas e é membro da Assembleia Municipal de Guimarães e da Assembleia de Freguesia de Caldelas. Liderou a Juventude Socialista de Guimarães entre 2011 e 2013. Faz parte do Secretariado da Federação de Braga do PS. Poderá ser o próximo taipense eleito deputado na Assembleia da República.

Foto DR