18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Liga Mini aposta no caráter formativo em detrimento da competição

Redação
Desporto \ terça-feira, fevereiro 04, 2020
© Direitos reservados
A edição 2020 da Liga foi apresentada esta terça-feira nas instalações da Pista de Atletismo Gémeos Castro e conta com uma novidade significativa. A vertente competitiva foi posta de parte, pelo que será feita uma maior aposta na formação e na transmissão de valores aos mais novos.

Recorde-se que a Liga Mini é um torneio de futebol promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, contando para já com a inscrição de 22 clubes, prevendo-se que entrem em campo sensivelmente oito centenas de atletas.

A abrilhantar a apresentação da Nova Liga Mini estiveram os capitães do Vitória e do Moreirense, André André e João Aurélio, respetivamente, que parabenizaram os promotores deste evento. “Na minha altura, com esta idade, gostava de ter tido uma competição destas”, referiu André André. O capitão do Moreirense disse que “é essencial os miúdos desfrutar porque estas iniciativas valem a pena pelo divertimento”.

Sérgio Abreu, coordenador da Tempo Livre e um dos principais responsáveis pela p0rganização da Liga Mini, destacou que esta ideia de deixar de lado a vertente competitiva, sem tabelas classificativas, trata-se de um “ato irreverente como aquele que foi tomado há onze anos com a criação da prova”, dando conta que as inscrições têm sido similares às de edições anteriores.

Vereador do município com o pelouro do desporto, Ricardo Costa  sublinhou o facto de que os dois capitães dos clubes mais representativos do concelho “credibilizam e dão responsabilidade à Liga Mini”, revelando que o que se pretende com este novo modelo é “privilegiar a formação dos atletas enquanto homens, na medida em que transmitir valores é melhor do que ganhar”.

A Liga Mini, que contará com a presença do CC Taipas com três equipas, divide o seu programa em nove pontos:

1 – Jornada da psicologia e da nutrição (15 de fevereiro)

2 – Jornada da Comunicação (29 de fevereiro)

3 – Jornada da Mascote (14 de março)

4 – Jornada Solidária (28 de março)

5 – Jornada da Arbitragem (25 de abril)

6 – Jornada Deixa Jogar Inclusão (9 de maio)

7 – Jornada da Amizade (23 de maio)

8 – Jornada pela Igualdade de Género (6 de junho)

9 – Jornada da Festa (20 de junho)