Liga Mini aposta no caráter formativo em detrimento da competição
Recorde-se que a Liga Mini é um torneio de futebol promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, contando para já com a inscrição de 22 clubes, prevendo-se que entrem em campo sensivelmente oito centenas de atletas.
A abrilhantar a apresentação da Nova Liga Mini estiveram os capitães do Vitória e do Moreirense, André André e João Aurélio, respetivamente, que parabenizaram os promotores deste evento. “Na minha altura, com esta idade, gostava de ter tido uma competição destas”, referiu André André. O capitão do Moreirense disse que “é essencial os miúdos desfrutar porque estas iniciativas valem a pena pelo divertimento”.
Sérgio Abreu, coordenador da Tempo Livre e um dos principais responsáveis pela p0rganização da Liga Mini, destacou que esta ideia de deixar de lado a vertente competitiva, sem tabelas classificativas, trata-se de um “ato irreverente como aquele que foi tomado há onze anos com a criação da prova”, dando conta que as inscrições têm sido similares às de edições anteriores.
Vereador do município com o pelouro do desporto, Ricardo Costa sublinhou o facto de que os dois capitães dos clubes mais representativos do concelho “credibilizam e dão responsabilidade à Liga Mini”, revelando que o que se pretende com este novo modelo é “privilegiar a formação dos atletas enquanto homens, na medida em que transmitir valores é melhor do que ganhar”.
A Liga Mini, que contará com a presença do CC Taipas com três equipas, divide o seu programa em nove pontos:
1 – Jornada da psicologia e da nutrição (15 de fevereiro)
2 – Jornada da Comunicação (29 de fevereiro)
3 – Jornada da Mascote (14 de março)
4 – Jornada Solidária (28 de março)
5 – Jornada da Arbitragem (25 de abril)
6 – Jornada Deixa Jogar Inclusão (9 de maio)
7 – Jornada da Amizade (23 de maio)
8 – Jornada pela Igualdade de Género (6 de junho)
9 – Jornada da Festa (20 de junho)