29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Legislativas: Elisabete Matos e Luís Soares na lista do PS por Braga

Redação
Política \ sexta-feira, dezembro 10, 2021
© Direitos reservados
A soprano nascida nas Taipas, diretora do Teatro Nacional de São Carlos, e o presidente da Junta de Freguesia são, respetivamente, o número dois e o número seis para as eleições de 30 de janeiro.

Desde 2019 diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, a principal casa de ópera no país, Elisabete Matos é a número dois da lista do Partido Socialista pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 30 de janeiro, apurou o Reflexo Digital.

A reconhecida soprano lusa, nascida em Caldas das Taipas há 57 anos, vai-se candidatar pela primeira vez a deputada na Assembleia da República na sequência de um percurso de vida em que se tem notabilizado pela sua dimensão artística. Enquanto número dois na lista, a sua eleição é praticamente certa.

Foi, aliás, essa dimensão que lhe valeu a distinção de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída na Presidência da República de Jorge Sampaio, bem como a Medalha de Mérito Artístico, da Secretaria de Estado da Cultura, a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade de Guimarães, da Câmara Municipal de Guimarães, e a Medalha de Filha Predileta da Vila de Caldas das Taipas, pela Junta de Freguesia.

Além de Elisabete Matos, as escolhas do PS para o círculo de Braga incluem outro elemento que representa a vila termal e o concelho de Guimarães: Luís Soares, o presidente da Junta de Freguesia e da Concelhia do PS de Guimarães. Eleito como número sete da lista em 2019, o autarca passa a número seis, na antecâmara de eleições antecipadas.

 

José Luís Carneiro encabeça lista sem Sónia Fertuzinhos

O cabeça de lista do círculo é José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS. Nascido em Baião, no distrito do Porto, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019 foi proposto pelo líder da Federação Distrital de Braga, Joaquim Barreto, ao secretário-geral do PS, António Costa, adiantou o jornal Novo.

Segundo o que o dirigente distrital adiantou a esse jornal, o nome de José Luís Carneiro foi o indicado para substituir Sónia Fertuzinhos, deputada do concelho de Guimarães que encabeçou a lista do PS pelo distrito em 2019. A socialista mostrou-se, desta feita, indisponível para se candidatar; Fertuzinhos vai deixar a Assembleia da República ao fim de 26 anos seguidos como deputada.