28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rui Rocha lidera IL no círculo de Braga. Pedro Teixeira Santos em terceiro

Redação
Política \ terça-feira, janeiro 23, 2024
© Direitos reservados
Eleito deputado há dois anos pelo distrito, o agora presidente dos liberais volta a liderar círculo. Depois surgem Olga Baptista e Pedro Teixeira Santos, deputado na Assembleia Municipal de Guimarães.

Primeiro e, para já, único deputado a ser eleito pela Iniciativa Liberal (IL) para a Assembleia Municipal de Guimarães nas Eleições Autárquicas de 2021, Pedro Teixeira Santos, de 25 anos, ocupa o terceiro lugar na lista do partido pelo círculo de Braga, logo atrás do líder do partido, Rui Rocha, e de Olga Baptista, número dois. Rui Rocha volta a encabeçar a lista do distrito pelo qual foi eleito deputado há dois anos, agora como presidente da IL.

Licenciado em gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em marketing pela Católica Porto Business School, Pedro Teixeira Santos contactou com a IL enquanto estudante universitário, através de Carlos Guimarães Pinto e de João Cotrim Figueiredo, anterior líder dos liberais, e aderiu ao partido após as Eleições Presidenciais de 2021.

Além do deputado municipal, a lista da IL pelo círculo de Braga inclui mais quatro elementos do Núcleo de Guimarães: João Dias de Oliveira, na posição 11, Sandra Pereira da Costa, na posição 15, Sílvia Abreu, na posição 19, e ainda José Carlos Pereira como quarto suplente.

Nas Eleições Legislativas de 2022, a IL recolheu 4,33% dos votos no distrito de Braga e 4,89% (4.733 votos) no distrito de Braga. A nível nacional, o partido elegeu oito deputados após recolher 4,91% dos votos (273.399).