23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Lar de Sande São Clemente a contas com um surto de Covid-19

Redação
Sociedade \ segunda-feira, novembro 23, 2020
© Direitos reservados
A Estrutura Residencial do Centro Sócio Cultural e Desportivo de Sande São Clemente, que no início do mês teve boas notícias com a testagem negativa de todos os utentes e funcionários, está a contas com um surto de Covid-19.

Segundo o Reflexo conseguiu apurar junto de Conceição Marques, presidente Centro Sócio Cultural e Desportivo de Sande São Clemente, o alarme soou apenas três dias depois de todos os utentes terem testado negativo, quando um utente vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) acabou por testar positivo já no hospital.

“Não sabemos explicar como, passado três dias de termos os resultados de todos os utentes e funcionários com resultado negativo, uma utente deu positivo. A partir desse momento tivemos de fazer o teste a toda a gente: 26 utentes deram negativos e dez positivo, só que ao longo da semana alguns negativos começaram a ter sintomas e revelaram-se também positivos”, revela Conceição Marques.

Com esperança que o pior já tenha passada, a líder máxima da instituição refere que o Lar de Sande São Clemente tem ainda alguns utentes hospitalizados. “A pior semana foi a que passou. Parece que já está tudo a passar, vamos ver. É uma situação em constante evolução, alguns foram para o hospital, outros já regressaram, outros já saíram do Hospital de Guimarães e foram para hospitais de retaguarda, o que significa que o estado e saúde já não é muito grave. Temos ainda dois hospitalizados, com oxigénio, vamos ver os desenvolvimentos, até porque estes foram mais tarde para o hospital”, desabafa.

Quando foi detetado o primeiro caso foi de imediato acionado o plano de contingência, dividindo a estrutura residencial em duas partes, uma para infetados e outra para casos negativos.

“Não digo que chegasse a tudo, mas quase”, aponta Conceição Marques, dando conta que alguns funcionários testaram positivo. Entretanto, a Câmara Municipal de Guimarães já fez uma desinfeção geral ao espaço, sendo que o sinal de alerta continua elevado e a testagem continua a ser constante com o acompanhamento da Direção Geral de Saúde.