19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Laboratório da Paisagem lança livro “Lagoas e Charcas do rio Ave”

Redação
Sociedade \ sexta-feira, dezembro 18, 2020
© Direitos reservados
Livro revela a importância das lagoas e charcas do rio Ave, assim como espécies encontradas, avistadas ou ouvidas em oficinas realizadas no âmbito do projeto.

O Laboratório da Paisagem acaba de lançar um livro acerca do projeto "Lagoas e Charcas do rio Ave", desenvolvido ao longo dos últimos meses no Parque dos 3 Moinhos, na freguesia de Castelões.

O livro, que conta 100 páginas e que se divide em quatro capítulos, revela o trabalho desenvolvido naquele "paraíso natural" de Guimarães, que teve um cariz fortemente comunitário e que promete guiar o visitante e auxiliar a compreender os valores naturais ali existentes. Ao longo da obra são abordadas questões como a importância das lagoas e charcas, a galeria ripícola, o areal, o bosquete e as águas sulforosas, os valores naturais e culturais e o processo de ativação ambiental. São ainda reveladas todas as espécies encontradas, avistadas e ouvidas nas oficinas realizadas no local, no âmbito do projeto.

Com um contributo do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o livro "Lagoas e Charcas do rio Ave" foi distribuído por todos os agrupamentos escolares de Guimarães e ainda pode ser disponibilizado a interessados, de forma gratuita, 20 exemplares da publicação.