Junta de São Martinho de Sande quer erguer memorial ao garfeiro
A Junta de Freguesia de São Martinho de Sande pretende homenagear a memória da produção de garfos no seu território com o Memorial do Garfeiro. A iniciativa conta com um subsídio de 9.116 euros da Câmara Municipal de Guimarães, aprovado esta quinta-feira, na reunião quinzenal do executivo. A justificação para o apoio é o “interesse público da iniciativa”, e o local previsto para a instalação desse memorial é a rua de São Martinho, troço da Estrada Nacional 101 fronteiro à rotunda de acesso a Caldas das Taipas.
Segundo a proposta votada e aprovada nesta quinta-feira, a iniciativa enquadra-se na estratégia de São Martinho de Sande promover o seu “desenvolvimento cultural”, através da valorização das “suas tradições e costumes”, para se promover e valorizar “o seu património material e imaterial”. As “raízes metalúrgicas da freguesia” estão contidas nos inquéritos paroquiais de 1842, documento que testemunha a existência de 38 garfeiros e nove lojas” desse ofício, refere o documento
“Com o projeto do Memorial do Garfeiro, a Junta de Freguesia procura valorizar a importância deste ofício para a história e desenvolvimento da freguesia, procurando também reavivar aquilo que marcou muitas vezes a história e desenvolvimento de várias famílias, que praticavam este ofício, normalmente em oficinas domésticas e onde o conhecimento passava de geração em geração, de pais para filhos, pela força do trabalho, perdurando em alguns casos até aos dias de hoje”, lê-se na agenda da reunião de Câmara.