30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Junta assinalou Dia do Antigo Combatente junto à feira das Taipas

Redação
Política \ terça-feira, abril 09, 2024
© Direitos reservados
Junta de Freguesia de Caldelas depositou coroa de flores no monumento que se encontra num terreno contíguo ao recinto da feira semanal, inaugurado em 2021.

Por ocasião do Dia do Antigo Combatente, que se celebra anualmente a 09 de abril, a Junta de Freguesia de Caldelas depositou uma coroa de flores no monumento inaugurado em 2021 e localizado na Avenida 25 de Abril, junto ao recinto da feira semanal.

“Foi colocada uma coroa de flores que expressa a nossa gratidão pelo serviço que prestaram à pátria na defesa do nosso país”, lê‐se na nota publicada nas redes sociais.

Instituído pelo Estado para que os antigos combatentes sejam “relembrados, homenageados e agraciados pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar”, o Dia do Antigo Combatente assinala-se, ano após ano, no dia 09 de abril, aquele em que se desenrolou a batalha de La Lys, na Flandres (Bélgica), em que as forças portuguesas, em ampla inferioridade numérica, foram desfeitas por uma ofensiva alemã, em 1918, último ano da Primeira Guerra Mundial.

O Estado pode também evocar a memória e feitos dos Antigos Combatentes no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades (10 de junho) e no dia 11 de novembro, data em que se comemora o fim da Primeira Grande Guerra, em colaboração com a Liga dos Combatentes e as associações de Antigos Combatentes, refere uma nota do Ministério da Defesa.