08 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Junta apresentou propostas à Câmara e à IP para melhorar o trânsito

Redação
Sociedade \ quinta-feira, outubro 24, 2024
© Direitos reservados
Bolsas de estacionamento, alterações ao trânsito, melhores transportes públicos e transporte de passageiros flexível devem ser prioridades para o município.

A Junta de Freguesia de Caldelas pretende que a Câmara Municipal de Guimarães e a Infraestruturas implementem um conjunto de propostas tendo como objetivo melhorar o trânsito na vila.

Bolsas de estacionamento, alterações ao trânsito, melhores transportes públicos e transporte de passageiros flexível devem ser prioridades para o município, dá conta a junta liderada por Luís Soares numa nota enviada às redações.

“Com o objetivo de resolver os problemas associados ao trânsito junto às escolas da vila das Taipas a Junta de Freguesia pretende que as Infraestruturas de Portugal e o Município de Guimarães implementem um conjunto de propostas que a Junta de Freguesia apresentou antes da requalificação do centro da Vila e que permitirão melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, é apontado.

Na referida nota são, então, especificadas medidas como a construção de bolsas de estacionamento, a introdução de alterações às posturas de trânsito e à sinalização, designadamente nos semáforos, na variante e a criação de espaços "Kiss and Go" para tomada e largada de crianças à porta das escolas.

Crê a junta que estas propostas “podem resolver o estrangulamento que se vive diariamente nos horários de ida e de regresso do trabalho”. As mesmas “foram apresentadas pela Junta de Freguesia sem que todavia as Infraestruturas de Portugal e o Município de Guimarães as tivesse implementado.

Na mesma nota é anunciada para o próximo dia 29 de outubro pelas 18h00 na sala do antigo mercado uma sessão de esclarecimento promovida pelo Município para apresentação do projeto de transporte de passageiros flexível.

"O novo projeto de Transporte de Passageiros Flexível, designado por Vitrus-bus, surge com o objetivo de complementar a rede de transporte público já existente no concelho de Guimarães e compensar a falta de oferta em períodos de menor procura, essencialmente no período noturno e fins-de-semana, fazendo sempre a ligação com a paragem mais próximo do serviço regular."