JpG propõe lista plural para a Mesa da Assembleia Municipal
A coligação Juntos por Guimarães, vencedora das últimas eleições autárquicas, apresentou uma proposta de lista conjunta e consensual para a Mesa da Assembleia Municipal de Guimarães, envolvendo os dois outros partidos mais votados — Partido Socialista (PS) e Chega.
Segundo Rui Armindo Freitas, primeiro candidato da lista mais votada, o objetivo era “dar expressão à vontade popular” e garantir que a Mesa refletisse “a pluralidade e a representatividade resultante das urnas”. A proposta foi comunicada aos cabeças de lista do PS e do Chega.
No entanto, o PS manifestou-se indisponível para viabilizar o entendimento, levando a coligação a avançar com uma lista própria. Esta será encabeçada por Rui Armindo Freitas como candidato a presidente da Mesa, tendo Natália Fernandes (PSD) como candidata a 1.ª secretária e Teresa Esquível Costa (CDS-PP) como candidata a 2.ª secretária.
Em comunicado, a coligação lamentou a posição socialista, reafirmando o seu compromisso com “a vontade do povo vimaranense”, que nas eleições de 12 de outubro deu à coligação Juntos por Guimarães a condição de força mais votada. “A população foi clara ao desejar que o presidente da Mesa da Assembleia Municipal fosse o primeiro candidato da lista mais votada”, refere o comunicado.
A eleição da Mesa da Assembleia Municipal decorrerá na próxima sessão, onde será votada a composição definitiva deste órgão deliberativo.